Dicas para ajudar a orquídea a florir

As orquídeas são plantas com bastante personalidade e muito sensíveis a fatores externos. Portanto, fazê-las florir requer paciência, alguns cuidados e a compreensão de que elas têm seu próprio tempo, isso porque algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro.
Porém, é importante destacar que esses meses não são exatos, pois a época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região em que as orquídeas estão sendo cultivadas. Além disso, a duração das flores também depende de espécie para espécie. Existem espécies em que as flores abertas duram poucos dias e outras que duram meses.
De qualquer forma, é importante tomar algumas pequenas atitudes para colaborar para que a floração aconteça o mais rápido possível e de forma saudável, e também para que seja possível ter mais tempo perto desses presentes que as orquídeas nos trazem todos os anos: suas lindas flores.

  • Trocar o substrato
    Não é necessário trocar sempre o substrato, até porque ele pode durar alguns anos, mas pode ser que uma troca de substrato possa ajudar a orquídea a encontrar novos ares.
    Algumas demoram mais a florir justamente porque o substrato está velho. Fora que é possível mudar da casca de pinus para o carvão vegetal ou a fibra de coco, por exemplo.

  • Adubar
    Muitas pessoas ainda não têm o hábito de adicionar fertilizantes às orquídeas e, de fato, nem sempre é necessário. Mas se a intenção é vê-las florir, é preciso garantir mais nutrientes e não há forma melhor de fazer isso do que por meio de adubos.
    O recomendado é comprar o adubo NPK 10-10-10 ou NPK 18-18-18, que são encontrados em lojas especializadas ou floriculturas, depois diluir o pó na seguinte proporção: 1 colher de sopa para 1 litro de água.
    Uma vez por mês, deve-se regar a orquídea com essa água cheia de nutrientes.

  • Acrescentar vitaminas
    Caso a ideia não seja acrescentar adubos vendidos em lojas especializadas, talvez seja uma boa opção acrescentar vitaminas às orquídeas.
    São formas de adubos orgânicos que, na verdade, acabam tendo um efeito mais gradativo e menos intenso do que o adubo NPK diluído na água.

  • Mudar de lugar
    Às vezes, o tipo de iluminação ou a temperatura pode atrapalhar a floração da orquídea.
    Uma forma interessante de mudar o vaso de lugar é fazer isso aos poucos, para não “assustar” a planta. Assim, o mais apropriado é levar a orquídea para um local mais iluminado por um período específico, devolvendo-a para o local anterior depois, e fazer isso por uns dias, até ela se acostumar completamente com o novo espaço.
    É importante destacar que mudar a orquídea de lugar é algo possível, porém, fazer o transplante de um vaso para outro durante a fase de floração não é recomendado, pois ela não teria energia para fixar raízes nesse momento.

  • Reduzir ou aumentar a rega
    Para fazer a orquídea florir, pode ser que seja necessário regar mais ou menos. E não tem forma melhor de descobrir isso do que observar a planta e ver como ela responde à irrigação. Portanto, ao aumentar ou reduzir o tempo entre as regas (sem exagerar, é claro), deve-se ficar de olho para ver como a orquídea reage à quantidade de água.
    Vale dizer que é bom evitar borrifar água ou adubos diretamente nas flores, pois isso pode facilitar o aparecimento de fungos e prejudicar o seu desenvolvimento.

  • “Esquecer”
    Outra dica simples é esquecer-se da orquídea por um tempo. Ela tem seu tempo de recuperação e ficar olhando com atenção para ela todos os dias pode dar a impressão de que ela não está se desenvolvendo para gerar novas flores. Então, o ideal é manter a frequência da rega e parar de ficar olhando mais do que o necessário para ela.

  • Limpar
    As orquídeas que ficam dentro de casa podem acumular poeira e outras sujeiras, então uma coisa simples que pode ser feita é a limpeza das folhas. Para isso, pode-se usar um pano levemente úmido e passá-lo com cuidado.

Harmoniz Orquídeas

Produzimos orquídeas com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, ficamos muito felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que nos alegra e faz enxergar o valor da natureza. O nosso propósito é levar harmonia e felicidade para a vida de cada um de vocês.
Entre em contato conosco!
📱 WhatsApp: (11) 93491-3307

Leave a Comment

Your email address will not be published.