Orquídea Cattleya

A orquídea Cattleya é epífita, ou seja, precisa estar apoiada em troncos ou galhos de árvores para se desenvolver. Mas atenção, ela não é parasita, apenas precisa de fixação.

Suas flores são perfumadas e grandes, com cores intensas e variadas, como laranja, amarelo, vermelho, rosa e branco, além de formas diferentes e chamativas.

O cultivo desse tipo de orquídea é bastante simples. Ela gosta de boa ventilação, umidade, além de muita luz indireta (a Cattleya não deve receber raios solares diretos) e ambientes com temperaturas entre 18° e 25°C. Caso a temperatura não esteja nessa média, pode haver inibição do florescimento e interferência na qualidade das folhas e flores.

A coloração das folhas indica se a luz que elas recebem está adequada ou não. Folhas muito escuras podem ser sinais de pouca luz, o que acaba comprometendo a floração. Já as folhas muito claras, como um verde amarelado, indicam excesso de luz.

Uma dica é colocar o vaso com a frente da orquídea (parte que apresenta brotos novos) virada para o lado que apresenta mais luminosidade, para ajudar na sua floração.

Em relação ao substrato da Cattleya, os mais usados são: cubos de coco, casca de pinus, pedra brita, esfagno e piaçava, que garantem um bom arejamento para o sistema radicular. O indicado é esconder apenas as raízes e não enterrar o rizoma, pois essa ação pode matar a planta.

Sobre a adubação dessa orquídea, a mais apropriada para quando ela está grudada na árvore é a foliar, que deve ser usada diretamente nas raízes e nunca com sol forte, pois pode queimá-la. A aplicação deve acontecer de 15 em 15 dias, durante todo o ano, e sempre no período da manhã. Porém, caso a planta esteja no vaso é preciso unir a foliar com adubo orgânico ou químico.

Ao regar, deve-se evitar o excesso de água, já que isso pode atrapalhar o florescimento da Cattleya. O ideal é molhar todo o substrato e deixar que a água escorra, a fim de evitar que ela se acumule nas flores ou folhas.

Nos dias quentes, é necessário regar mais durante a semana, em torno de duas vezes. Já nos dias mais frios esse espaço precisa ser maior, apenas uma vez.

Para regar Cattleyas adultas, deve-se deixar o substrato secar bem antes de regar novamente, isso porque o excesso de água geralmente as mata mais do que a falta.

Com as mudas, esse processo deve ser diferente, pois elas precisam de mais regas, mantendo o substrato levemente úmido. O recomendado é fazer o teste do dedo para confirmar se é o momento certo para realizar a rega.

É importante destacar que o mais aconselhado é que as regas sejam feitas de manhã, para que a planta não passe a noite molhada e fique mais suscetível a doenças (podridão negra). Esse tipo de orquídea possui caules capazes de armazenar água por mais tempo. Por isso, elas não necessitam de tantas regas.

O replantio da Cattleya deve ser feito apenas em certas condições. Exemplos: quando o substrato estiver velho (em média a cada dois ou três anos), quando a orquídea estiver muito grande para o vaso e sem espaço para crescer ou no caso de querer mudar de vaso ou fazer uma muda e se a planta tiver pseudobulbos suficientes para dividir e colocar pelo menos dois juntos em cada vaso.

Já o melhor momento para se replantar é após a floração, quando os novos brotos começam a aparecer. O replantio nunca deve ser feito antes ou durante.

  • Época de floração: durante o ano inteiro, porém a maior concentração é no verão.
  • Duração da floração: 10 a 30 dias (em média)


Espécies de Cattleya

As diversas espécies de Cattleya e seus híbridos naturais ocorrem tipicamente por todo o continente latino-americano, com uma importante presença no território brasileiro.

As 118 espécies catalogadas e milhares de híbridos são originários de vários locais do mundo, mas abrangem uma área que vai do México até o sul do Brasil.

As mais famosas são: Cattleya aurantiaca, Cattleya bicolor, Cattleya dowiana, Cattleya guttata, Cattleya intermédia, Cattleya labiata, Cattleya loddigesii, Cattleya lueddemanniana, Cattleya mossiae, Cattleya máxima, Cattleya nobilior, Cattleya percivaliana, Cattleya schilleriana, Cattleya trianae, Cattleya walkeriana, Cattleya warneri, Cattleya warscewiczii e Cattleya eldorado.


Harmoniz Orquídeas

Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.

Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.

Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.

Entre em contato conosco!
📱 WhatsApp: (11) 93491-3307

Leave a Comment

Your email address will not be published.