As orquídeas epífitas Miltonias são muito belas e delicadas. Elas possuem flores planas e duráveis, folhas mais finas e largas, além de pseudobulbos ovais e grandes, características que destacam toda a sua formosura.
Elas têm um perfume adocicado, bem agradável, e uma infinidade de cores encantadoras, como vermelho, rosa e branco, sendo consideradas verdadeiras obras de arte da natureza.
Ao que tudo indica, já foram catalogadas cerca de 12 espécies desse gênero de orquídea, cada uma demonstrando sua singularidade e beleza.
Essas plantas podem ser cultivadas tanto em lugares mais secos como mais úmidos e nascem uma perto da outra, formando um tufo de flores próximo dos troncos das árvores e, consequentemente, cobrindo imensas áreas nos lugares em que vivem.
Suas folhas, geralmente, florescem entre outono e primavera, porém algumas espécies florescem em outras partes do ano. Embora sejam flores sensíveis, elas podem durar de 15 a 60 dias.
As orquídeas Miltonias precisam de luz para florescer, porém não devem tomar sol diretamente, pois isso pode queimá-las, já que são pouco resistentes, e atrapalhar diretamente o seu desenvolvimento e sua saúde. Portanto, o local ideal para cultivá-las é na sombra, onde elas recebem a claridade necessária para sobreviver. O sombreamento recomendado é de cerca de 70%.
Em relação à temperatura, normalmente essas plantas resistem a uma variação entre 10 a 32ºC, sendo que mais ou menos do que isso já pode prejudicar a sua floração.
As Miltonias possuem dois tipos de espécies, aquelas de clima quente, que preferem uma temperatura mínima de 16ºC e temperatura máxima de 32ºC, e as de clima frio, que gostam mais de uma temperatura mínima de 10ºC e máxima de 27ºC.
A rega deve ser feita de forma abundante nesse tipo de orquídea, garantindo sempre que não haja o acúmulo de água no fundo do vaso, a fim de evitar problemas durante o seu cultivo.
Além disso, a umidade ideal é algo que vai garantir que as Miltonias cresçam fortes e saudáveis, isso porque a umidade muito baixa diminui a resistência e a muito alta contribui para a proliferação de doenças graves.
Geralmente, elas precisam de cerca de 70% a 75% de umidade nas épocas de calor intenso. Porém, nos períodos em que faz mais frio, a água não é tão necessária, pois é a fase em que elas descansam.
Outro ponto importante é que essas plantas precisam de um substrato com ótima drenagem, portanto, os mais recomendados são fibra de coco, cacos de tijolos e argila expandida (no fundo).
- Época de floração: Inverno/Primavera
- Tempo de floração: 20 a 30 dias (em média)
Curiosidade sobre a Orquídea Miltonia
O nome Miltonia foi dado em homenagem ao inglês Charles Wentworth-Fitzwilliam. Ele que, além de orquidófilo, era visconde de Milton, por isso conhecido como Lord Fitzwilliam Milton.
Diferença entre Miltonia e Miltoniopsis
É muito comum confundir essas duas orquídeas: Miltonia e Miltoniopsis. Ambas são epífitas, tenso assim uma diversidade grande de plantio, que varia entre tronco de árvores, chão e vasos. Porém, cada lugar cultivado requer seus cuidados especiais.
A grande diferença entre essas duas plantas é a tolerância à temperatura de cada uma delas. As Miltonias, naturais do Brasil, tem uma tolerância entre 10° e 35°C. Já as Miltoniopsis, naturais do Equador, variam entre 15° e 25°C.
Harmoniz Orquídeas
Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.
Entre em contato conosco!
WhatsApp: (11) 93491-3307