Orquídea Cymbidium

26 de maio de 2021 0 Comments

Orquídea Cymbidium

O nome científico desse popular gênero de orquídeas, Cymbidium, é derivado do termo “cymba”, palavra latinizada do grego “kumbe”, que significa barco. Trata-se de um tipo característico de regiões de elevadas altitudes e climas frios.
Grandes e belas, as orquídeas Cymbidium são conhecidas no exterior como “The boat orchid”, devido ao formato do labelo de suas flores. O labelo é uma pétala modificada, geralmente a mais vistosa e diferenciada das três que caracterizam uma flor de orquídea. Sua função primordial é atrair os polinizadores para os seus órgãos reprodutivos.
Embora seja uma espécie de fácil cultivo, apresenta alguns desafios para florescer, principalmente em regiões litorâneas ou de clima mais quente, pois a queda de temperatura, na época certa, é um indício climático que desencadeia uma série de alterações fisiológicas, iniciando seu processo de floração.
Esse conjunto de sinais começa no outono e estende-se até o inverno, quando os dias se tornam mais curtos e a temperatura cai, principalmente durante a noite. Esta diferença de temperatura entre o dia e a noite é um fator importante para que o Cymbidium floresça.
O principal passo para cultivá-lo com sucesso é conhecer sua origem e saber seu modo de vida. Diferentemente da maioria das orquídeas epífitas, que vivem sobre as árvores, o Cymbidium é predominantemente terrestre.
Suas raízes não são adaptadas à vida sobre outras plantas, não sendo capazes de aderir aos troncos. Além disso, as copas das árvores produzem um sombreamento excessivo para que a floração desse gênero de orquídea aconteça. Estes detalhes ditam todos os fatores de cultivo, tais como tipo de vaso, substrato, luminosidade e adubação.
O vaso pode ser de barro, cerâmica ou plástico, embora este último seja o mais utilizado. É fácil reconhecer o vaso apropriado para o plantio do Cymbidium, que geralmente é mais estreito e alto. Essa orquídea também fica muito bonita em grandes vasos de cimento, do tipo bacia, que podem ser exibidos no alto de pequenas colunas.
O substrato pode ser uma mistura de terra ou composto por casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco. O ideal é que seja um mix rico em material orgânico.
As regas podem ser frequentes, mas nunca excessivas de modo a encharcar o substrato. Como toda orquídea, o Cymbidium não gosta de ficar com as raízes úmidas por muito tempo. Neste sentido, o principal procedimento é evitar a utilização do pratinho sob o vaso.
Porém, é importante frisar que a frequência de regas depende da temperatura do exterior e também do tipo de material que está sendo utilizado, pois o Cymbidium é uma planta que não precisa de um ambiente particularmente úmido.
Essa orquídea necessita de bastante luminosidade, para que possa florescer na estação apropriada, por isso, é mais indicada para jardins e áreas externas.
Em relação à adubação, existem formulações específicas para esse tipo de planta no mercado, podendo ser química ou orgânica. Vale destacar que os adubos orgânicos precisam ser decompostos para liberarem os nutrientes para as raízes.
Existem orquídeas Cymbidium de diferentes tamanhos, com flores coloridas, nascendo em abundância ao longo de hastes eretas ou pendentes. Suas florações são sempre um espetáculo para os olhos. Até mesmo sua folhagem, na ausência de hastes florais, é bastante imponente e ornamental.

  • Época de floração: Outono/Inverno
  • Duração da floração: 30 dias (em média)
 

Origem da orquídea Cymbidium

O Cymbidium é nativo de países como China, Indonésia e Japão. Sua ocorrência se dá principalmente em locais de clima temperado e altitudes elevadas. É uma orquídea famosa por ser encontrada nativamente aos pés do Himalaia. Além disso, há algumas espécies que ocorrem na Austrália.
Trata-se de um gênero bastante cultivado pelos chineses e japoneses, ao longo dos séculos. Há belíssimas exposições de Cymbidium nesses países, onde esses tipos de plantas são apresentados em lindos vasos altos e estreitos de cerâmica, finamente decorados.
Essa espécie de orquídea foi descrita em 1799 por Olof Swartz e seus híbridos se espalharam pelo mundo todo, popularizados por seu alto valor ornamental.
O Cymbidium possui um parentesco próximo com o gênero Grammatophyllum, que possui representantes conhecidos por seu porte avantajado. Uma de suas espécies é considerada a maior orquídea do mundo.
Devido a essa semelhança genética, há híbridos intergenéricos de Cymbidium com Grammatophyllum. Esse gênero de orquídea também tem uma proximidade genética com Catasetum.

 

Harmoniz Orquídeas

Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.

Entre em contato conosco!
 WhatsApp: (11) 93491-3307

 
 

Leave a Comment

Your email address will not be published.