Saiba como escolher e usar substratos e adubos no plantio das orquídeas
Para crescer e florir de forma saudável, as orquídeas precisam de suplementação alimentar. E, para conseguir esse bom desenvolvimento, alguns fatores são vitais e precisam ser respeitados, como a escolha dos substratos e adubos, e a forma como devem ser usados no plantio, de acordo com as características e necessidades de cada espécie.
A função dos substratos no cultivo das orquídeas está relacionada a fornecer a sustentação necessária para o seu crescimento, possibilitar a aeração, fornecer nutrientes às raízes e reter umidade para absorção.
Porém, apesar dos substratos serem capazes de fornecer um número considerável de elementos, eles sozinhos não são suficientes para garantir a quantidade necessária que as plantas demandam, o que exige a utilização de adubos, para completar os elementos necessários para o seu desenvolvimento e fortificar todo o processo.
O adubo normalmente é absorvido pelo substrato, permitindo, assim, que as orquídeas, por meio das raízes, absorvam os nutrientes que precisam. O substrato vai funcionar como um meio armazenador, como se fosse uma reserva, na qual as plantas vão usando as substâncias quando necessário.
Vale destacar que, assim como a grande maioria das plantas, as orquídeas são capazes de absorver nutrientes por meio de suas raízes e folhas. Entretanto, muitos estudos apresentam que a maior parte é aborvida por meio das raízes, o que comprova que as adubações foliares não são tão eficazes quanto as radiculares.
Tipos de substratos
-
Fibra de coco
A fibra de coco tem sido bastante empregada no cultivo de orquídeas, já que pode facilmente substituir o habitual xaxim (cuja extração e comercialização estão proibidas por estar quase em extinção). Pode ser encontrada em cubos, placas ou desfiada.
Esse substrato apresenta aeração adequada, boa iluminação, razoável durabilidade e retém pouca água. A recomendação é que seja substituído a cada dois anos.
-
Casca de pinus
A casca de pinus é um dos substratos mais usados, geralmente misturado a outro tipo para melhor aeração. Ajuda a manter a umidade e adubação por um determinado tempo.
Ela exige cuidado extra, porque pode acumular fungos e bactérias, especialmente quando é adquirida “in natura”.
Para evitar que contamine as orquídeas, é necessário deixar a casca de pinus de molho em água sanitária (diluída em água) ou, então, borrifar água com bicarbonato de sódio diluído.
Só depois que esse substrato estiver seco, acabado o processo de desinfecção, é que deverá ser colocado no vaso para cultivo.
Vale dizer que a casca de pinus é vendida já pronta para uso.
-
Casca de árvores (placas)
As cascas de um tronco ou de um galho de árvore mais grosso que tenha sido podado (como a de peroba), podem ser aproveitadas para o plantio de orquídeas.
-
Esfagno (musgo)
O esfagno (musgo) é um substrato que, se usado de maneira correta, retém água de forma equilibrada, evitando problemas nas raízes das orquídeas.
Já que estimula o enraizamento, é ótimo para ser usado em mudas pequenas, que precisam de cuidados especiais, pois mantém estável a umidade em torno da planta, sendo bastante apropriado para quando ela está mais fragilizada e com poucas raízes.
Entretanto, se o esfagno (musgo) estiver sendo utilizado como substrato principal, é fundamental tomar bastante cuidado para não encharcar as raízes, pois as orquídeas não suportam ficar úmidas em excesso e acabam morrendo. Assim, a dica é garantir que o esfagno (musgo) esteja sempre úmido, mas nunca com água demais.
-
Pinha
Para que seja utilizada como substrato, a pinha precisa ser triturada e passar por um tratamento para eliminar o tanino e a resina, substâncias que queimam as raízes das orquídeas, levando-as à morte. O tratamento consiste em deixá-las de molho na água, trocando-a com frequência, até que fique cristalina.
Esse substrato possui ótima drenagem e baixo custo, já que pode ser recolhido do chão ou apanhado dos pinheiros que arborizam parques, praças e jardins residenciais.
No entanto, tem curta durabilidade (dois anos aproximadamente) e, por ser muito leve, não oferece muita estabilidade à planta, que pode tombar com facilidade.
-
Argila expandida
A argila expandida é barro submetido industrialmente a uma alta temperatura e, por esse motivo, é limpa de pragas e doenças.
Pode ser utilizada para o cultivo de orquídeas, desde que seja feita adubação química, pois se trata de um material inerte, ou seja, não fornece nenhum nutriente para a planta. Assim, requer o auxílio de adubos que trarão os micronutrientes essenciais para sua sobrevivência.
É usada principalmente no fundo dos vasos para aumentar a drenagem e/ou por cima de outro substrato. -
Carvão vegetal
O carvão vegetal é proveniente da carbonização de madeira e é um bactericida natural, além de repelente de pragas, como a lesma. Ele deve ser empregado junto com outros substratos, em razão de ser inerte e não possuir os nutrientes necessários para as plantas se desenvolverem.
Esse substrato garante uma boa aeração para as orquídeas, facilitando a drenagem da rega, no entanto, devido a sua porosidade, tem tendência para acumular mais sais, sendo necessário, com o tempo, jogar bastante água para “lavá-lo” devidamente.
-
Casca de macadâmia
A casca da noz macadâmia vem sendo muito empregada como substrato no plantio de orquídeas, conjuntamente com o carvão vegetal e o esfagno (musgo), devido ao seu baixo custo e inúmeros benefícios, entre eles, ter durabilidade elevada e permitir boa aeração das raízes. -
“Mix” de substratos
A mistura de vários substratos é conhecida por “mix” e é usada com muita frequência para o cultivo de orquídeas, a fim de regular a umidade, drenagem e porosidade.
Vale dizer que esse “mix” pode ser comprado já pronto para o plantio.
Tipos de adubos
-
Adubos químicos (minerais)
A mistura NPK é muito famosa e utilizada por sua praticidade, além do custo e fácil aquisição. Esses adubos fornecem apenas três nutrientes, que são os mais utilizados pelas orquídeas: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
Porém, as plantas não precisam apenas desses elementos, por isso, há a necessidade de adubos químicos, que possuem misturas mais complexas capazes de fornecer nutrientes já prontos para absorção, proporcionando resultados mais rápidos do que os obtidos com a adubação orgânica.
Ao optar por utilizar adubos químicos, o ideal é escolher aqueles que são solúveis em água, para que seja possível aplicar junto à rega.
A periodicidade da adubação deve ser a cada 15 dias, conforme as quantidades indicadas na embalagem do produto.
É bom evitar aplicar os adubos químicos granulados direto no substrato, pois isso pode gerar queimaduras nas raízes. -
Adubos orgânicos
Os adubos orgânicos são uma ótima fonte de nutrientes. Eles são aplicados a cada três ou seis meses, porque levam mais tempo para se dissolver por completo, liberando lentamente os elementos necessários para as orquídeas. A absorção ocorre apenas quando a matéria-prima se decompõe.
Esse é o tipo mais indicado para as plantas, entretanto, seu excesso também deve ser evitado, devido ao simples fato de que adubos orgânicos geram ácidos durante a decomposição, que podem ser prejudiciais às raízes.
A torta de mamoma e a farinha de osso são os adubos orgânicos mais utilizados na produção de orquídeas. -
Adubos mistos
Os adubos mistos são uma terceira opção para o plantio de orquídeas. Eles formam uma junção entre os dois tipos de adubos existentes, oferecendo a versatilidade dos adubos químicos com a durabilidade dos adubos orgânicos.
Harmoniz Orquídeas
Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.
Entre em contato conosco!
📱 WhatsApp: (11) 93491-3307