A Colmanara é considerada um híbrido complexo, pois se trata do resultado de vários cruzamentos entre algumas espécies de orquídeas pertencentes a gêneros diversificados, como Miltonia, Odontoglossum e Oncydium. Por esta razão, ela é chamada de híbrido intergenérico.
No universo repleto de flores grandes, fartas e vistosas das orquídeas híbridas, a Colmanara é, provavelmente, a mais ousada em relação à tendência animal print.
As flores dessa planta aparecem no final da longa haste, como pequenas bailarinas ricamente ornamentadas, e a sua coloração mais comum é amarela com manchas marrons muito vistosas. Essa união de cores lembra vagamente a pele de alguns felinos.
Fora essa estampa que geralmente é a mais encontrada, é possível dizer que existe uma quase infinita variedade de combinações de cores apresentada pelas flores dos diferentes cruzamentos que resultam nessa orquídea altamente miscigenada.
Devido aos gêneros presentes em sua genealogia, a Colmanara aprecia bastante luminosidade, mas não tolera o sol direto. A quantidade correta de luz é um dos fatores primordiais para que ela floresça adequadamente.
Essa planta pode ser exposta às primeiras horas do sol da manhã ou ao sol do finalzinho da tarde sem prejuízos. Nas horas mais quentes do dia, convém filtrar o sol com uma tela de sombreamento ou cortina fina, capazes de reter 50% dos raios solares.
Além da luminosidade, a adubação também desempenha um fator decisivo na floração da Colmanara e, por isso, deve ser mais rica em fósforo para que esse processo seja estimulado. Vale destacar que existem formulações próprias para cada fase do desenvolvimento dessa orquídea (manutenção e floração).
Em relação ao substrato, o mais indicado é o misto, com carvão vegetal, cascas de pinus e fibra de coco.
Devido à sua natureza híbrida, a Colmanara pode florescer em diferentes épocas do ano. Trata-se de uma planta de crescimento rápido e vigoroso, que emite novos pseudobulbos potentes em várias frentes, formando grandes touceiras, e solta os brotos rapidamente.
Ela herdou o hábito epífito de vida, ou seja, suas raízes estão adaptadas à vida em troncos de árvores, porém pode ser cultivada em vasos também.
Mesmo que as suas raízes não sejam profundas, como ela se “move” no vaso, o ideal é que ele tenha pelo menos 20 centímetros de profundidade e entre 40 a 50 centímetros de diâmetro.
A orquídea Colmanara é bastante popular entre os orquidófilos, já que necessita de um cultivo bastante simplificado, graças à sua resistência e adaptabilidade a diversos ambientes, inclusive dentro de casas e apartamentos.
- Época de floração: Primavera
- Duração da floração: 15 dias (em média)
Quando trocar a orquídea Colmanara de vaso?
O replante da Colmanara é necessário quando os pseudobulbos já estão saindo do vaso, com a touceira grande demais.
Outra situação em que é necessário trocar essa orquídea de vaso é quando o substrato se torna velho demais, decompondo-se e tornando-se demasiadamente ácido, o que é prejudicial às raízes da planta. Geralmente, isso ocorre a cada dois anos, aproximadamente.
Harmoniz Orquídeas
Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.
Entre em contato conosco!
📱 WhatsApp: (11) 93491-3307