Orquídea Odontoglossum

As orquídeas do gênero Odontoglossum são famosas pelos seus vistosos e belíssimos cachos de flores, exibindo estampas multicoloridas. Sua floração ocorre em qualquer época e é muito durável.

Na base dessas plantas, existe uma parte que se parece com dentes e uma língua, é por esse motivo que o gênero se chama Odontoglossum, pois a palavra “odonto”, que vem do grego, significa dente e “glossa” quer dizer língua.

A maioria é epífita, ou seja, vive apoiada em árvores. Geralmente, crescem de uma a três folhas por pseudobulbo. Ao longo do tempo, os pseudobulbos mais antigos deixam suas folhas caírem, mas eles permanecem grossos e saudáveis para que consigam reter água para os novos crescimentos.

As orquídeas Odontoglossum e seus híbridos também podem ser cultivados em vasos. Os de barro são ideais por apresentarem furos nas laterais e serem mais porosos, permitindo que o substrato em seu interior seque mais rapidamente.

Em ambientes muito secos, principalmente internos, vale a pena recorrer ao vaso de plástico, que possui a capacidade de reter a umidade por mais tempo. Neste caso, a frequência das regas deve ser mais espaçada.

Essas plantas gostam de luz alta, mas não de forma intensa. Portanto, é preciso protegê-las do sol direto nas horas mais quentes do dia.

No geral, elas preferem temperaturas frias, principalmente as espécies que vêm de lugares muito altos, o ideal é algo em torno de 21º a 24ºC durante o dia, com uma queda de 6º a 8ºC durante a noite, para obter excelentes resultados.

As orquídeas Odontoglossum apreciam níveis elevados de umidade, pois muitas delas crescem em florestas nebulosas, então o ideal é oferecer cerca de 60 a 80% de umidade. Uma opção é molhar o chão ao redor delas quando o dia estiver muito quente, mas isso vai funcionar melhor caso o cultivo seja feito em uma estufa.

Além disso, elas também precisam de uma boa circulação de ar, principalmente quando a umidade estiver alta. Uma forma de se fazer isso é colocar ventiladores no ambiente ou mudá-las para um lugar onde há bastante vento, caso o espaço esteja sem ventilação.

A rega das orquídeas Odontoglossum deve ser feita com abundância e não é indicado deixar que elas sequem muito, já que a alta umidade é um ponto favorável para seu florescimento.

É bom evitar regar essas plantas durante a noite e preferir fazer isso pela manhã, pois folhas molhadas no período noturno significam maior probabilidade de problemas.

A frequência da rega vai depender da natureza do material utilizado como substrato. De maneira geral, utiliza-se uma mistura composta por casca de pinus, carvão vegetal e fibra de coco. Há quem aprecie o uso da brita pura também.

Esse tipo de orquídea exige uma adubação frequente durante quase todo o ano, exceto no inverno, podendo ser orgânica, inorgânica, ou organomineral, que é uma mistura de ambas.
O ideal é adubar as plantas a cada duas semanas quando elas estiverem em crescimento ativo, mas quando já tiverem passado dessa fase é preciso fazer apenas uma vez ao mês.

O importante é não adubar demais, visto que o acúmulo de sais minerais no substrato pode causar queimaduras nas pontas das folhas, além de prejudicar o desenvolvimento das raízes.
Quando estiverem próximas da floração, o recomendado é optar por alimentá-las com adubos com alta concentração de fósforo ou potássio, pois isso irá aumentar a quantidade de flores que surgirão.


A multiplicação do Odontoglossum é muito simples, devendo ocorrer no período em que a orquídea está emitindo novos brotos e raízes, geralmente no início da primavera.

No momento da divisão da touceira, é preciso tomar cuidado para manter, ao menos, três pseudobulbos em cada segmento. Desta forma, a planta terá energia armazenada para produzir novas brotações.

  • Época de floração: Primavera
  • Duração da floração: 15 dias (em média)

Curiosidades sobre a Orquídea Odontoglossum

O Odontoglossum é um gênero de orquídeas que foi primeiramente descrito pelo botânico alemão Karl Sigismund Kunth, em 1816. Trata-se de um grupo relativamente pequeno, constituído por cerca de cem espécies e muitos híbridos de tamanhos, cores e padrões de floração variados.

A orquídea Odontoglossum é originária de regiões localizadas em altitudes mais elevadas, acostumada a temperaturas mais baixas. Há diversas espécies andinas, concentrando-se em áreas mais ao norte desta cordilheira. Também é possível encontrar algumas espécies em florestas úmidas distribuídas ao longo das Américas Central e do Sul, sempre em áreas mais altas.

O desenvolvimento dos representantes do gênero Odontoglossum ocorre de forma simpodial, o que significa que a orquídea vai emitindo novas brotações, uma à frente da outra, de modo que a planta vai caminhando pelos troncos das árvores, formando volumosas touceiras.

Harmoniz Orquídeas

Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.

Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.

Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.

Entre em contato conosco!
📱 WhatsApp: (11) 93491-3307

Leave a Comment

Your email address will not be published.