A orquídea Denphal surgiu no sudoeste da Ásia e se tornou conhecida mundialmente devido a sua beleza e a facilidade em seu cultivo. Ela possui um porte altivo e elegante, pois sua floração normalmente ocorre no topo dos seus caules, mais conhecido como pseudobulbos.
Nesta estrutura, surgem hastes repletas de flores de diferentes cores, que variam do branco ao vinho, passando por vários tons de lavanda, magenta, fúcsia e púrpura.
A Denphal produz flores belíssimas para corte, que são muito usadas para a formação de diversos tipos de buquês. Por conta disso, é uma das orquídeas mais famosas e escolhidas para arranjos.
Ela é resistente, cresce rapidamente e tem sua marca registrada devido a sua grande capacidade em florescer ao longo de quase todo o ano, no entanto, a tendência maior de floração dessa espécie ocorre normalmente em tempos mais secos, podendo variar entre outono e inverno.
Esse tipo de orquídea gosta de estar em ambientes com alta temperatura e boa luminosidade, e pode ser cultivado em vasos de barro ou de plástico, em canteiros, além de troncos de árvores ou placas de fibras.
Ao escolher os vasos para essa planta, o indicado é dar preferência aos de barro, pois estes são mais arejados, possuem perfurações laterais, drenam o líquido e impedem que as raízes fiquem sempre em contato com a água e acabem apodrecendo.
Contudo, caso o ambiente seja muito seco, atingido por bastante vento ou a região seja de clima quente, vale a pena utilizar os vasos de plástico, que vão ajudar a manter a umidade do substrato em níveis adequados por mais tempo.
O lugar de cultivo propício para a Denphal deve receber luz indireta durante a manhã e sombra no período da tarde. É importante destacar que ela nunca deve ser exposta diretamente ao sol, porque isso pode queimar suas folhas e flores.
Essa orquídea não tolera raízes constantemente molhadas, por isso, é bom sempre evitar o excesso de água, principalmente seu acúmulo nos pratinhos sob os vasos. Uma boa alternativa é preencher os pratinhos com areia ou pedrisco. Desta forma, a água não fica em contato com o vaso e as raízes, ao mesmo tempo que funciona como uma fonte extra de umidade para o ambiente no entorno da planta.
As regas da Denphal podem ser feitas de acordo com a variação climática, pelo menos duas vezes por semana. Por exemplo, se estiver em dias muito quentes, o ideal é regar mais vezes. Caso esfrie, o recomendado é esperar que o substrato esteja quase seco para molhar de novo, assim, evita-se o acúmulo de água e, consequentemente, o apodrecimento das raízes.
Porém, quando os pseudobulbos estiverem formados, é preciso reduzir as regas e o adubo, para que a planta floresça ao invés de produzir novos brotos.
Uma dica para confirmar que é o momento certo de regar a orquídea é colocar o dedo no substrato para ver o grau de umidade, se ainda estiver úmido é sinal de que a rega pode esperar mais um pouco.
Como a Denphal tem um crescimento rápido, ela precisa de uma boa adubação, cerca de duas vezes ao mês, principalmente no início de seu cultivo.
A aplicação da adubação acontece por meio da água, no entanto, é necessário ter muita atenção para aplicar somente a dose recomendada, a fim de evitar que a planta se queime com excessos de adubo.
É importante dizer que a Denphal é uma orquídea versátil, já que aceita adubos químicos e orgânicos sem prejudicar a sua saúde.
É normal observar que na época de sua floração as folhas venham pecar e cair, mas ainda sim o caule não deve ser removido, pois ele voltará a florir posteriormente.
Suas exuberantes flores, dispostas em torno de hastes que nascem acima de pseudobulbos em forma de cana, fazem desta orquídea híbrida, popularmente conhecida como Denphal, um grande sucesso.
- Época de floração: Variável
- Duração da floração: 40 dias (em média)
Curiosidade sobre o nome Denphal
A orquídea Denphal possui uma crença em seu nome. Muitas pessoas acham que ela é resultado de um cruzamento de uma orquídea Dendrobium e uma Phalaenopsis, devido ao seu nome, com os prefixos “den” e “phal”. Porém, isso não é verdade, pois as diferenças genéticas entre esses dois grupos são enormes e não permitem um descendente viável desse cruzamento.
O nome foi escolhido em razão de seu porte vegetativo igual à Dendrobium, com os pseudobulbos altos e alongados em formato de cana, e de produzir uma floração muito parecida com a orquídea Phalaenopsis, composta por uma longa haste que possui flores em formato de borboleta. Inclusive a disposição das flores ao longo da haste é bastante semelhante.
Entretanto, a Denphal é híbrida. Ela é uma mistura de espécies Dendrobium, cuja composição tem uma forte presença de uma espécie chamada Dendrobium Bigibbum, flor símbolo do estado de Queensland, na Austrália, mas atualmente conhecida em quase todo o território nacional.
Com isso, o termo Denphal é considerado uma designação comercial.
Harmoniz Orquídeas
Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.
Entre em contato conosco!
WhatsApp: (11) 93491-3307