Orquídea Grammatophyllum
O Grammatophyllum é um gênero de 13 espécies de orquídeas atualmente conhecidas, que chegam a um grande e elegante porte. O nome deriva das palavras gregas “gramma” (linha ou marca) e “phyllon” (folha).
O maior Grammatophyllum é o da espécie speciosum, que, na verdade, acredita-se ser a maior orquidácea do todos os continentes. No Guinness Book of Word Records, ela é apresentada como recordista, com registros de hastes que atingiram 7,62 m de altura. Outro espetáculo é propiciado por suas raízes, que mostram feixes espetaculares.
Como é uma orquídea epífita, ou seja, que vive em cima de uma árvore, ela ocorre em densas florestas da Índia, Indonésia, Filipinas, Nova Guiné e outras ilhas do Pacífico Sudoeste.
As flores desse tipo de planta, em grande número, são esverdeadas ou amarelas, com marcas de cor vermelho escuro.
No geral, as orquídeas Grammatophyllum gostam de alto nível de luminosidade, podendo ser cultivadas a pleno sol, e são extremamente resistentes em relação à temperatura, suportando variações desde 5º até 40ºC.
Podem ser cultivadas fixadas em troncos, desde que a árvore hospedeira seja suficientemente grande e forte, ou em amplas caixas de madeira, já que, nesse caso, os vasos de plástico devem ser evitados.
Em relação ao substrato, o ideal para essa planta é optar por uma mistura composta por partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal, pedra brita, turfa e areia grossa.
Além disso, é preciso ter cuidado com a drenagem e com a frequência das regas. O mais indicado é fazer furos no fundo do caixote e molhar a orquídea quando estiver quase seca. Mesmo que ela esteja costumada a lugares de baixa umidade, o ideal é que nunca seque completamente.
Vale destacar que em temperaturas mais altas, a circulação de ar e a umidade devem ser aumentadas ou danos poderão ocorrer a essa planta.
A orquídea Grammatophyllum é linda, abundante e de fácil cultivo, cujas flores podem durar até 90 dias, dependendo do clima e de sua adaptação.
- Época de floração: Outono
- Duração da floração: 30 dias (em média)
Grammatophyllum no Brasil
Registros feitos pelos mais experientes e criteriosos orquidófilos brasileiros mostram a excelente adaptação desse gênero em nosso país. O melhor exemplo é o Grammatophyllum speciosum presenteado, ainda pequeno, à bióloga e engenheira florestal Lou Menezes, pelo colecionador pernambucano Odilon Cunha.
Nas mãos de Lou, que na época dirigia o Orquidário Nacional do Ibama, em Brasília, a planta se agigantou, revelando não apenas o acerto nos cuidados que lhe foram dispensados, como também sua perfeita adaptação às condições climáticas em nosso país. Hoje, Lou Menezes mantém a orquídea como um verdadeiro troféu, fruto de muita dedicação e carinho.
O Grammatophyllum surpreendeu a todos no Brasil pelo excelente desenvolvimento de suas hastes florais, que se projetam elegantemente para o alto, originando um porte majestoso e encantador.
Até então, não há conhecimento de nenhuma outra planta desse gênero, cultivada em condições semelhantes em território brasileiro e que revele tal desempenho.
Harmoniz Orquídeas
Produzimos orquídeas, com muito amor e dedicação, pois queremos que todos acreditem na magia dessas plantas deslumbrantes e sintam os seus encantos invadindo o seu dia a dia.
Cada orquídea tem um charme especial e particular, por isso, cuidamos individualmente de cada uma. O resultado é o que nos motiva a continuar florindo diariamente.
Nós, da Harmoniz Orquídeas, somos felizes em incentivar nossos queridos clientes a viver essa experiência e a cuidar de uma linda flor, que alegra e faz enxergar o valor da natureza e o valor da vida.
Entre em contato conosco!
📱 WhatsApp: (11) 93491-3307